Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hipertensão Arterial

        

imagesA Hipertensão arterial, comumente conhecida como pressão alta, define-se pelo aumento da pressão sanguínea exercida pelo sangue nas paredes dos vasos. Muitas vezes ocasionado pela diminuição da luz do vaso, ou seja, acumulo de gordura nas paredes dos vasos. (quanto menor a área maior a pressão – física. Afinal o sangue precisa circular ).  Ela está quase que diretamente ligada a obesidade (O que não tem relação com a obesidade hoje em dia?). Descobriu-se que os níveis persistentemente elevados da pressão sanguínea ocorrem cerca de 9 vezes com mais frequência entre as crianças e os adolescentes obesos (dos 5 aos 18 anos) do que nos não obesos.

        No Brasil essa doença afeta cerca de 25% dos brasileiros. Sendo cada vez mais comum entre crianças e adolescentes. A maior propensão a essa doença se dá por alguns fatores: Hereditariedade, obesidade, sedentarismo, tabagismo, álcool, diabetes e maus hábitos alimentares. A hipertensão é uma doença tipicamente assintomática (silenciosa, como muitos  a qualificam). Portanto nada de esperar sintomas para avaliar a pressão arterial (PA). Apenas quando a PA esta bastante elevada que aparecem sintomas.

       Outras doênças podem estar correlacionadas a ela, são elas derrame cerebral, infarto do coração e insuficiência no funcionamento dos rins. é importante lembrar que todo o valor igual ou acima de 140 X 90 (14/9 popularmente) precisa ser avaliado apropriadamente para confirmar o diagnóstico.

         O tratamento é feito com mudança no imagesCAEF7TQ5estilo de vida como pratica regular de exercícios físicos, redução no consumo de sal e alimentação saudável, redução do consumo de álcool e medicamentos. Mas o que o sal tem haver com tudo isso? (Já explico!) O sal é uma substância que promove a retenção de liquido e quanto mais liquido circulante maior a pressão arterial.

        Para prevenir a doênça basta buscar boa qualidade de vida, com dieta apropriada, exercícios físicos regulares e manutenção do peso corporal. Não ingerir bebidas alcoólicas acima do aceitável também é fundamental. Na maioria dos casos a hipertensão arterial não tem cura, mas existe controle para ela.

Essa é só uma palinha pra ficarmos um pouquinho mais informados heheh espero que tenham gostado.

Lábios vermelhos  Bjus da Kathy Ribeiro        

Sigam-me no Twitter: @Kathyynha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário